Primeiro ônibus elétrico abastecido por energia solar é entregue pela BYD

Com investimento de mais de R$ 10 milhões da Companhia EDP, o ônibus foi desenvolvido para transporte coletivo dos colaboradores

A BYD, empresa líder global em energia limpa e veículos elétricos, entregou o primeiro ônibus elétrico que será abastecido 100% por energia solar para a Companhia EDP de energia. Idealizado na UTE Pecém, no Ceará, o modelo conta com um conjunto de baterias que garante a autonomia de 300 km de transporte do veículo. A troca do combustível fóssil por uma fonte 100% limpa é mais um esforço da UTE Pecém para se tornar cada vez mais sustentável.

O veículo será utilizado para fazer o transporte de colaboradores entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, onde fica a usina térmica da EDP. Durante o percurso de 70 km, o veículo irá consumir a energia armazenada das baterias.

A recarga das baterias é feita no estacionamento da empresa utilizando um carport montado com placas solares. Para isso, foram instaladas 183 placas solares na usina, garantindo independência em relação à energia da geração da UTE e do sistema de distribuição. As placas carregam as baterias do ônibus nos intervalos entre as viagens.

Com chassi da BYD e carroceria da Marcopolo, o veículo está sendo operado diariamente pela empresa Gertaxi, que realiza o transporte dos funcionários até a usina. Antes de iniciar os testes, as empresas envolvidas no projeto promoveram treinamentos a fim de capacitar motoristas quanto ao sistema do veículo e características específicas, como distribuição da carga de energia elétrica.

O diretor da divisão de ônibus da BYD, Marcello Schneider, destaca os benefícios do modelo do ônibus movido a energia solar. “Com essa autonomia é possível que operadores façam curtas e médias distâncias com um grande desempenho e economia de operação, graças à disponibilidade e economia de carregamento em relação aos similares a combustão. É uma excelente oportunidade para o mercado de fretamento investir em mobilidade não poluente, o que não só melhora a qualidade do ar nas cidades, como impacta diretamente na saúde da população”, explica o executivo.

“A EDP tem como objetivo liderar a transição energética no País, e a mobilidade elétrica vem sendo uma área que tem recebido atenção especial da Companhia. O ônibus elétrico solar é uma inovação que mostra o potencial dessa solução sustentável para o transporte urbano e rodoviário de massa”, afirma Cayo Moraes, gestor executivo de operação na EDP Brasil.

Geração de energia durante o percurso

A segunda fase do projeto prevê a aplicação, no teto do veículo, de filmes fotovoltaicos orgânicos (Organic Photovoltaic – OPV), compostos por células capazes de gerar energia elétrica a partir da luz do sol. Por sua flexibilidade, essa tecnologia permite a instalação em diversos locais e superfícies, como janelas, móveis, portas e paredes.

As células no teto do ônibus serão testadas nas condições climáticas existentes no Nordeste, com a finalidade de abastecer parte do consumo dos serviços no interior do ônibus, como o carregamento de celular e outros periféricos tecnológicos. 

O projeto da EDP de um ônibus 100% elétrico abastecido por energia solar reforça o investimento da companhia no segmento do transporte coletivo. Outro projeto-piloto da empresa, em parceria com a VIX Logística, do Grupo Águia Branca, está desenvolvendo um sistema de recarga para frotas de ônibus elétricos no Espírito Santo. O objetivo é contribuir para a melhoria do transporte coletivo no Brasil com a redução da emissão de gases poluentes. Atualmente, o Brasil possui uma frota com cerca de 500 mil ônibus em circulação. Dentro do mercado de mobilidade elétrica, o segmento de ônibus elétricos é o que possui o maior potencial de benefícios socioambientais, retorno financeiro e oportunidades no setor de energia.

A iniciativa no Espírito Santo, com duração de cerca de dois anos e investimento total de R$ 6,6 milhões, foi contemplada na Chamada Pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para o tema Mobilidade Elétrica Eficiente, via fundo de Pesquisa e Desenvolvimento. O projeto-piloto será composto por um ônibus elétrico e por quatro estações de recarga, operando de forma integrada por meio de uma plataforma de gestão, que possibilitará a realização de testes de funcionalidade e do modelo de negócio.

Mecânica do ônibus elétrico solar

Quantidade de motores: 2

Potência do motor: 110KW/148CV

Torque de 2x56KGFM – 10000 rotações por minuto

Dimensões carroceria

Comprimento: 12900 mm

Largura externa: 2600 mm

Largura interna: 2480 mm

Altura externa com Ar Condicionado: 3750 mm

Altura interna: 1930mm

Capacidade de passageiros: 44

Modelo de carroceria: Viaggio 1050 Clp

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