Os testes das portas de plataforma da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo são tema de conferência internacional

A importância e o processo de produção das portas de plataforma nos projetos de mobilidade foram apresentados pela equipe da BYD Skyrail São Paulo na 15ª MonorailEX, realizada pela primeira vez no Brasil.

As portas de plataforma da Linha 17-Ouro estão sendo produzidas pela BYD Skyrail São Paulo e parte dos testes foi feita de forma remota entre os engenheiros que ficam em São Paulo e na China. Todo o processo foi acompanhado e validado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo.

Os testes das portas de plataforma da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo são tema de conferência internacional
Testes das portas de plataforma da Linha 17-Ouro do Metrô sendo feitos na China

A produção, a origem das portas de plataforma e a importância dos equipamentos nos principais projetos de mobilidade de vários países foram tema da palestra da BYD Skyrail São Paulo na MonorailEx realizada na capital paulista entre os dias 20 e 24 de outubro. O palestrante e engenheiro Gustavo Domingo abordou ainda  a estrutura mecânica das portas que vão fazer parte do projeto da Linha 17-Ouro do metrô de São Paulo, os sistemas de movimentação, controle e alimentação elétrica.

Gustavo Domingo, engenheiro da BYD Skyrail São Paulo, faz palestra na MonorailEX

As portas de plataforma são um dos principais equipamentos de segurança das estações. São elas que restringem o acesso dos passageiros à área das vias de circulação dos trens, proporcionando um ambiente de elevada segurança. Elas também proporcionam uma maior eficiência à operação, já que muitas interrupções nas linhas de Metrô de todo o mundo são provocadas por acidentes de passageiros e queda de objetos nas vias.

Produção das portas de plataforma na China

Sobre a MonorailEX

A 15ª edição da MonorailEX foi realizada pela primeira vez no Brasil. A conferência é promovida pela Associação Internacional de Monotrilhos e reúne representantes de grandes empresas ligadas ao desenvolvimento de projetos de mobilidade e especialistas de vários países. Durante 4 dias foram apresentados artigos acadêmicos, projetos e ainda foram feitas visitas técnicas às linhas 15 e 17 do metrô de São Paulo.

Alexandre Barbosa, diretor técnico da Skyrail São Paulo, é homenageado na 15ª MonorailEX 2023
logo

Ficou Interessado?

Veja também