A BYD, líder na Europa na produção de ônibus elétricos, entregou esta semana uma frota de 15 ônibus 100% elétricos para o Terminal Municipal de Madrid (ETM – Madrid). Estes foram os primeiros veículos da BYD fornecidos para a EMT Madrid, o maior operador de transporte público da Espanha, com 2.100 veículos.
Estiveram presentes à cerimônia de entrega dos ônibus, que aconteceu no dia 13 de maio, no EMT Madrid’s Fuencarral Operations Centre, o Prefeito de Madrid, José Luis Martínez Ameida, o Conselheiro de Mobilidade, Borja Carabante Muntada, o Gerente da EMT de Madrid, Alfonso Sanchez Vicente e o Diretor da BYD Iberia, Joaquín Bellido.
A recente frota de ônibus BYD 100% elétricos são livres de emissões e substituem os modelos movidos a diesel existentes. A frota reduzirá significativamente as emissões de CO2 da EMT Madrid e aumentará ainda mais o número de ônibus de emissão zero nas ruas da capital espanhola. Os novos ônibus elétricos atenderão às demandas do serviço de ‘rota 52’, de alta frequência, que conecta Puerta del Sol à Santamarca.
A frota da BYD também será a primeira a operar em um novo serviço no centro da cidade, que fará parte da ‘Estratégia de Sustentabilidade Ambiental 360 de Madri’. A presença da BYD no mercado de toda a Península Ibérica se consolida por grandes frotas já operando em Barcelona, Valência e Badajoz, na Espanha, e em Coimbra, Portugal. Em 2019, Badajoz, no sudoeste da Espanha, recebeu o 50.000º ônibus fabricado pela BYD.
Ao receber o novo veículo, o prefeito Ameida disse: “A Câmara Municipal de Madri continua seu compromisso com a mobilidade sustentável – em meio à pandemia do Coronavírus. Medidas de prevenção e segurança estão sendo adotadas para que qualquer pessoa use o transporte público “, disse ele. “Incentivamos todos os residentes de Madri a usar o transporte público. Os 15 novos ônibus elétricos vêm com ótimas credenciais ambientais e vão se unir às duas primeiras linhas com zero emisssão de gases poluentes”.
Joaquín Bellido, Diretor da BYD, complementou: “Fico contente que a EMT Madrid esteja ajudando a sociedade a retomar a vida cotidiana normal em Madri e que haja a intenção de melhorar a qualidade do ar na cidade com uma frota de ônibus elétricos”, disse ele.