A Alexander Dennis Limited (ADL) e a BYD UK anunciaram que sua parceria, que formou a principal fabricante de ônibus elétricos do Reino Unido, recebeu um pedido da First Bus para mais 126 ônibus de emissão zero para Glasgow, compreendendo 91 ônibus de dois andares e 35 ônibus de um andar. Todos são parcialmente financiados pelo governo escocês. O pedido é o maior de todos os tempos para ônibus elétricos na Escócia.
A ADL é uma subsidiária do fabricante líder global independente de ônibus NFI Group Inc. (NFI), enquanto a BYD é líder global em baterias, gerenciamento de energia e mobilidade elétrica.
Usando a tecnologia de transmissão elétrica a bateria da BYD, a ADL montará os ônibus em sua fábrica em Falkirk, garantindo que o investimento beneficie a economia local no Cinturão Central da Escócia.
A First Bus optou por 91 ônibus BYD ADL Enviro400EV de dois andares, cada um com 10,8 m de comprimento, e 35 BYD ADL Enviro200EV de um andar, com um comprimento de 11,6 m cada. Todos esses novos ônibus serão introduzidos na rede de ônibus da cidade de Glasgow em março de 2023.
Eles se juntarão a dois BYD ADL Enviro200EV que estão operando desde janeiro de 2020, bem como 22 ônibus de um andar encomendados em fevereiro de 2021 para entrega antes da cúpula climática COP26 da ONU, elevando a frota de ônibus elétricos da empresa na maior cidade da Escócia para 150 veículos, todos baseados na garagem da operadora na Caledônia, onde serão recarregados à noite.
Janette Bell, diretora administrativa da First Bus, disse: “Como líderes em mobilidade sustentável, estamos totalmente alinhados com as ambições do governo para uma frota de ônibus com zero carbono e já nos comprometemos com isso até 2035. Continuaremos a garantir que nosso progresso exceda as expectativas de nossos clientes”.
Segundo Andrew Jarvis, Diretor Administrativo da First Glasgow: “Temos liderado o caminho com as operadoras de ônibus em Glasgow como um parceiro-chave da Câmara Municipal de Glasgow e este último anúncio nos ajuda a compensar o tempo perdido devido à pandemia”.
Paul Davies, presidente da ADL, disse: “Este é um investimento muito grande da First Bus em novos ônibus elétricos e é mais um passo em sua jornada para alcançar uma frota de emissão zero até 2035. Esses ônibus com emissão zero serão fabricados em nossa fábrica em Falkirk e é uma ótima notícia para a Escócia o fato de que este investimento esteja sendo feito na economia local, permitindo que os benefícios sejam sentidos em nossas comunidades, ajudando a sustentar empregos qualificados.”
Comentando sobre os benefícios dos veículos 100% elétricos, o diretor administrativo da BYD UK, Frank Thorpe, disse: “Cada vez mais para o governo central e local os ônibus elétricos surgiram como o método mais viável de fornecer transporte público sustentável e livre de emissões. Estou muito feliz que o governo escocês esteja apoiando esse tipo de mobilidade e espero que mais financiamento esteja disponível em todo o Reino Unido”, avalia ele. “Acreditamos firmemente que o futuro da indústria de transporte reside no desenvolvimento de veículos de novas energias, especificamente veículos puramente elétricos movidos a bateria. Os ônibus elétricos representam a melhor solução de longo prazo para os operadores de transporte público, oferecendo benefícios tangíveis e sustentáveis hoje”, conclui o executivo.
Para o diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD Brasil, Adalberto Maluf, “2020 foi um ano importante na luta contra as mudanças climáticas com a aprovação do European Green Deal, o 14° Plano de Desenvolvimento da China e a eleição de Joe Biden nos EUA. Hoje já são mais de 1.850 cidades que declaram emergência climática globalmente, cerca de 799 cidades pelo mundo com metas de energia renovável (25% da população mundial) e outras 67 cidades com leis específicas para a mobilidade elétrica nos ônibus (REN21). A próxima COP em Glascow será crucial para o sucesso da humanidade na redução das emissões de poluentes e gases causadores do efeito estufa”.