Os veículos são os primeiros ônibus 100% elétricos a operar na Região de Marche.
A BYD, a maior fabricante de ônibus elétricos do mundo, entregou dois ônibus 100% elétricos em Ancona, capital da região de Marche, na Itália. Os dois veículos foram destinados à Conerobus, principal operadora de transporte público de Ancona.
Além de ser o primeiro pedido de ônibus elétricos BYD da Ancona, eles também serão os primeiros ônibus 100% elétricos a operar na Região de Marche. Estes ônibus serão especialmente importantes para as pessoas que vivem e viajam na região, pois proporcionarão um ambiente mais limpo e saudável.
Uma cerimônia de apresentação marcou a entrega oficial dos ônibus, na histórica Piazza Cavour, perto do Palazzo del Polpolo, com a presença de governantes locais do Município de Ancona, juntamente com altos executivos da Conerobus e da BYD Europa.
A Prefeita de Ancona, Valéria Mancinelli, esteve presente, acompanhada por Ida Simonella, Vereadora de Transportes do Município de Ancona, Stefano Foresi, Vereador pela Participação Democrática do Município de Ancona, e Muzio Papaveri, Presidente e CEO da Conerobus.
Durante seu discuso, a prefeita de Ancona, Valeria Mancinelli, comentou: Temos políticas de sustentabilidade muito elevadas em nossa agenda. O progresso é construído ao longo do tempo e hoje demos um passo positivo. Ao longo dos anos, desenvolvemos um sistema que nos proporcionou um transporte público cada vez mais verde. Temos uma série de projetos que nos permitirão fortalecer ainda mais a sustentabilidade da mobilidade urbana, ao mesmo tempo em que apoiamos a modernização e a intermodalidade funcional. Esses fatores combinados levarão a um ambiente mais saudável e proporcionarão uma maneira ainda melhor de vivenciar a cidade.”
A BYD apoia a estratégia da Conerobus de introduzir veículos não poluentes à sua frota, ao mesmo tempo em que oferece aos clientes altos níveis de conforto em suas viagens. Um dos ônibus será usado no movimentado porto marítimo que serve o Mar Adriático, principalmente para rotas turísticas, enquanto o outro entrará em operação no movimentado centro da cidade de Ancona.
O presidente e CEO da Conerobus, Muzio Papaveri, disse: “Há muito tempo estamos comprometidos em construir um transporte público cada vez mais sustentável. Os novos veículos elétricos são apenas os mais recentes de uma série de iniciativas que nos permitem entregar um serviço dedicado à inovação com baixo impacto ambiental. Os novos trólebus e ônibus elétricos representam a fase final de um projeto maior com foco na transição energética.”
O ônibus da BYD tem capacidade para 58 passageiros, proporcionando um interior elegante e relaxante, com iluminação ambiente e assentos bem projetados, para tornar as viagens uma experiência confortável e prazerosa. Cada um foi projetado para acomodar o acesso à cadeira de rodas. A segurança é uma característica fundamental do design. O sistema de gerenciamento térmico de bateria BYD não só maximiza a vida útil da bateria para uma longa autonomia, mas também fornece níveis ótimos de segurança. O design compacto e a manobrabilidade fazem do Midibus da BYD a escolha perfeita para navegar em ambientes do centro da cidade.
O Diretor Executivo da BYD Europe, Isbrand Ho, disse: “Estamos muito satisfeitos de entregar nossos primeiros ônibus elétricos para Ancona. Saber que os veículos BYD foram selecionados como os primeiros ônibus totalmente elétricos para o Município de Ancona torna isso ainda mais especial. Nossos ônibus têm uma presença cada vez maior em cidades da Europa e esta última entrega à Ancona é resultado de nossa parceria estreita e há muito tempo estabelecida com operadores e autoridades locais de transporte público.”
Mais de 100 ônibus elétricos BYD estão atualmente encomendados ou em operação em toda a Itália, fornecendo um serviço seguro, confiável e ambientalmente limpo em rotas intensivas nas cidades de Turim, Novara, Alessandria, Milão, Pádua e Messina, e outras cidades menores. Só na Itália, eles viajaram mais de 7 milhões de quilômetros, reduzindo cerca de 7.000 toneladas de emissões de CO2 comparado aos veículos movidos a diesel equivalentes.