Recentemente, o Chile celebrou um de seus marcos mais significativos para o transporte público sustentável. Graças ao Programa “Meu Táxi Elétrico”, uma iniciativa do Ministério da Energia que visa promover os táxis elétricos no transporte público, foram entregues os primeiros 50 veículos elétricos BYD e5 para substituir os clássicos táxis pretos de Santiago.
Durante a cerimônia de lançamento, chefiada pelo Sr. Juan Carlos Jobet, Ministro de Energia e Minas, e pela Sra. Gloria Hutt, Ministra dos Transportes e Telecomunicações, os veículos BYD foram entregues aos seus proprietários.
“Hoje é um dia histórico para o Chile. Os tradicionais táxis com teto preto e amarelo serão substituídos por carros 100% elétricos com teto verde. Essa contribuição ambiental será fundamental para descontaminar nossas cidades, tornando-as mais silenciosas e limpas. Isso sem dúvida vai melhorar a qualidade de vida das pessoas ”, afirma o ministro Jobet. Ele destacou que, “com este programa, não só reduzimos as barreiras econômicas e tecnológicas para que os taxistas tenham acesso aos veículos elétricos, mas também contribuiremos para os nossos objetivos de mobilidade elétrica. O Chile está empenhado em alcançar transporte público 100% elétrico até 2040. ”
O Ministro Hutt enfatizou que esta valiosa iniciativa “segue o mandato do governo de melhorar o transporte público e facilitar a proteção do meio ambiente. A mobilidade elétrica é uma tendência mundial que, no Chile, avança a passos firmes, principalmente no transporte público, e podemos dizer com orgulho que, nesse sentido, nosso país é pioneiro na América Latina ”.
As autoridades também anunciaram que o programa deve se expandir para outras cidades, começando com a substituição dos táxis em Valparaíso, Aysén e Los Ríos. Além disso, a iniciativa continuará a se desenvolver na Região Metropolitana.
A primeira versão do Programa “Meu Táxi Elétrico” beneficiou 50 taxistas, que receberam cofinanciamento de até US$ 10.000 cada um para trocar um táxi básico por um BYD e5 elétrico. Também incluiu a instalação de um carregador elétrico doméstico e o monitoramento do veículo elétrico adquirido por um ano.
O Sr. Sergio Rivero, beneficiário do Programa, agradeceu a iniciativa, comentando: “Agradeço a ajuda deste cofinanciamento e espero que todos os outros motoristas possam desfrutar dos táxis de emissão zero. Dirigir um carro elétrico é muito confortável e, para os passageiros, também será uma ótima experiência ”.
A Gerente executiva da BYD Chile, Sra. Tamra Berríos, destacou que “o desafio para a disseminação da mobilidade elétrica requer alianças e estratégias vinculadas a políticas públicas. Em linha com o compromisso que a BYD assumiu há 4 anos como apoiador da mobilidade elétrica no Chile, hoje podemos dizer que colaboramos com sucesso com o transporte de emissão zero, não só em frotas de ônibus, mas também com a grande frota inaugural de táxis em Santiago. Isso não teria sido possível sem o apoio da Agência de Sustentabilidade Energética e do governo do Chile, que promoveu os benefícios da mudança tecnológica para os operadores de táxi ”.
Com 455 ônibus e 50 táxis em operação na capital chilena, a BYD Chile é hoje líder consolidada em mobilidade elétrica na América Latina. Em abril de 2019, o Presidente do Chile, Sebastián Piñera, fez uma visita exclusiva à sede global da BYD em Shenzhen como parte de uma visita de estado à China, enfatizando as “oportunidades ilimitadas” para cooperação futura entre o Chile e a BYD.
De acordo com Adalberto Maluf, Diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD, “Recentemente, a BYD comemorou a marca de 1.000.000 de automóveis produzidos. Isto representa que a eletromobilidade se consolida como a principal tendência do setor automotivo globalmente. A BYD se orgulha de ser pioneira e uma das maiores fabricantes de veículos elétricos da história. Ficamos muito felizes em ver o setor de transporte reduzindo sua pegada de carbono no mundo.”
Os veículos 100% elétricos da BYD agora atendem com sucesso os mercados em muitos países da América Latina, incluindo Chile, Colômbia, Argentina, Brasil, Equador e Uruguai. Globalmente, os ônibus, táxis e outros veículos 100% elétricos da BYD se espalharam por mais de 300 cidades, em mais de 50 países e regiões.