Em 15 de dezembro, a BYD e a ADL anunciaram em conjunto que finalizaram a produção dos dois primeiros ônibus elétricos extra-grandes BYD ADL Enviro200EV XLB para a Howick & Eastern by Transdev, na Nova Zelândia. Estes ônibus foram montados localmente na Nova Zelândia pelo parceiro Kiwi Bus Builders da ADL, sobre chassis BYD.
O BYD ADL Enviro200EV XLB é outro grande exemplo que mostra a colaboração bem sucedida entre a tecnologia de baterias de fosfato-de-ferro-lítio e chassis da BYD, com a experiência da ADL e da Kiwi Bus Builders na personalização de ônibus. Este ônibus de 12,6 m de comprimento tem três eixos e pode ser carregado usando conexões AC ou DC para dar total flexibilidade aos operadores. Além disso, o veículo poderia transportar 75 passageiros com até 300 km de autonomia.,
O Gerente Geral da Howick & Eastern by Transdev, Sheryll Otway, disse: “O transporte limpo, verde e sem emissões é vital para manter as comunidades conectadas de forma sustentável”. Como grupo, a Transdev estabeleceu uma meta de reduzir suas emissões globalmente em 30% até 2030, e a nova frota de última geração nos ajudará a fazer exatamente isso”.
O gerente geral da ADL para a Nova Zelândia, Tony Moore, disse: “Tendo acompanhado a inspeção final de conformidade dos veículos com a Kiwi Bus Builders, posso confirmar que eles fizeram um trabalho fantástico, especialmente por passarmos por períodos de lockdowns, distanciamento, problemas na cadeia de fornecimento e congestionamento portuário.
“Montar estes veículos não é apenas apoiar a Kiwi Bus Builders, mas também outros fornecedores locais e as comunidades nas quais eles estão baseados”. Também continuamos a desfrutar do apoio total e abrangente da equipe da BYD Austrália liderada pela Wing You”.
Richard Drummond, Diretor Geral da Kiwi Bus Builders, disse: “Tem sido um desafio, especialmente com bloqueios locais e nacionais, mas é ótimo estar montando veículos ADL novamente e entender como podemos produzir esses veículos em volume para atender às metas de emissão zero do governo. É importante ressaltar que investimos em quatro novos aprendizes cujas habilidades já vimos crescer maciçamente nos últimos cinco meses, e já estamos procurando aumentar ainda mais nosso número de aprendizes no próximo ano”.
O gerente de descarbonização do metrô da Auckland Transport, Darek Koper, disse: “Estamos encantados que a transição de Auckland para ônibus com emissão zero tenha criado uma oportunidade de contribuir para a economia local, além de proporcionar aos profissionais da indústria a oportunidade de melhorar a produção de seus ônibus com tecnologia nova e amiga do clima”.
Wing You, Gerente Geral da BYD Austrália, disse: “Estamos muito felizes em trabalhar com a ADL e a Kiwi Bus Builders”. Na Nova Zelândia, temos promovido nossa estratégia de ‘Made in NZ, Made for NZ’ desde o início. Ao montar ônibus elétricos localmente, somos capazes de criar mais oportunidades de trabalho, bem como atrair mais pessoas para aprender e entender as tecnologias de ponta em veículos elétricos”.
Atualmente, a BYD está atendendo com sucesso mercados em muitos outros países da Ásia e Oceania, incluindo Japão, Coréia, Cingapura, Austrália, Índia, etc. Globalmente, os veículos elétricos puros da marca cobrem mais de 300 cidades, operando em mais de 50 países e regiões.