Mais 21 ônibus elétricos serão entregues antes do evento
A BYD UK e a Alexander Dennis Limited (ADL), por meio de uma parceria que formou a maior fabricante de ônibus elétricos do Reino Unido, recebeu um pedido de 22 ônibus BYD ADL Enviro200EV da operadora First Bus.
Os ônibus, que são parcialmente financiados pelo governo escocês, serão implantados em Glasgow a tempo para a conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas COP26. Isso ocorre apenas sete meses depois que a First Bus anunciou seu compromisso de não comprar ônibus a diesel após 2022 e de operar uma frota com emissões totalmente zero até 2035.
A ADL é uma subsidiária do fabricante líder global independente de ônibus NFI Group Inc. (NFI), enquanto a BYD é líder global em baterias, gerenciamento de energia e mobilidade elétrica. Usando a tecnologia de transmissão elétrica a bateria da BYD, a ADL montará os ônibus em sua fábrica em Falkirk, garantindo que o investimento beneficie a economia local no Cinturão Central da Escócia.
O governo escocês apoiou a compra pela First Bus desses 22 ônibus BYD ADL Enviro200EV por meio da primeira rodada do programa de emissões ultrabaixas da Escócia.
Os novos veículos elétricos, que terão 11,6 metros de comprimento e capacidade para 40 passageiros, ficarão na moderna garagem da First Bus Caledonia, em Glasgow. Instalações de carregamento já foram montadas lá como parte de um projeto anterior de dois ônibus BYD ADL Enviro200EV introduzidos no início de 2020, dando à empresa uma experiência valiosa na operação de ônibus elétricos.
Andrew Jarvis, Diretor Executivo da First Bus na Escócia, afirmou: “Estamos muito satisfeitos por ter recebido este financiamento. Um ar mais limpo é de vital importância para a sociedade e estamos determinados a fazer nossa parte nas comunidades que servimos. Em janeiro do ano passado, lançamos os primeiros ônibus elétricos da cidade em uma rota comercial e estamos orgulhosos de podermos implantar mais 22 veículos totalmente elétricos, que substituirão os ônibus mais antigos de nossa frota, para melhorar ainda mais qualidade do ar na cidade de Glasgow. Temos liderado o caminho com as operadoras de ônibus em Glasgow como um parceiro-chave da Câmara Municipal de Glasgow e temos planos ambiciosos para ajudar a acelerar este processo e compensar o tempo perdido devido à pandemia”.
“O mundo se reunirá em Glasgow durante a COP 26 esse ano (Conferência sobre o Clima da ONU) para debater planos, compromissos e ações concretas para a mitigação das mudanças climáticas, uma vez que o aquecimento do planeta poderia trazer consequências catastróficas para as futuras gerações. A iniciativa da cidade demonstra que é possível reduzir emissões ao mesmo temo em que se qualifica o transporte público”, destaca Adalberto Maluf, Diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD Brasil.
Paul Davies, presidente e diretor administrativo da ADL, falou sobre a importância do evento: “A COP26 será uma vitrine do compromisso da Grã-Bretanha na luta contra as mudanças climáticas, e os novos ônibus elétricos da First serão um testemunho da iniciativa tomada pelo grupo de transporte para alcançar uma frota de emissão zero até 2035. Fabricados na Escócia, esses ônibus elétricos para Glasgow mantêm o investimento do governo escocês no país para maximizar o benefício para nossas comunidades, sustentando empregos e desenvolvendo habilidades em tecnologia de veículos limpos”.
Frank Thorpe, Diretor Executivo da BYD UK, acrescentou: “Mais uma vez, temos uma operadora de alto perfil em uma grande cidade britânica que se compromete firmemente com a mobilidade. Com a tecnologia de bateria BYD no coração desses veículos, a First Bus pode esperar uma operação limpa, confiável e eficiente nos próximos anos. Claro, estamos entusiasmados com a perspectiva de nossos veículos ocuparem o centro do palco durante a COP26”, analisou ele. “Embora os verdadeiros vencedores sejam o povo de Glasgow, que se beneficiará com uma nova maneira de viajar pela sua grande cidade, de uma forma que seja verdadeiramente sustentável, além de extremamente segura e confortável”, completou o executivo.