BYD apresenta primeiro ônibus 100% elétrico para transporte público do Guarujá

Modelo BYD D9A, zero emissão de poluentes e capacidade para rodar até 250 km com carga completa da bateria, vai ser testado em uma das linhas mais movimentadas do Guarujá

A BYD (Build Your Dreams), a maior fabricante de veículos elétricos do mundo, apresentou o primeiro ônibus 100% elétrico no transporte público do Guarujá, na Baixada Santista, nesta quinta-feira, dia 9 de fevereiro, às 10 horas, em frente ao Paço Municipal de Guarujá. Trata-se do modelo BYD D9A, com layout exclusivo, piso alto, com zero emissão de carbono, completamente silencioso.

BYD apresenta primeiro ônibus 100% elétrico para transporte público do Guarujá
Ônibus elétrico BYD D9A

O ônibus 100% elétrico da BYD D9A é do tipo padron, tem autonomia para rodar até 250 quilômetros com a carga completa, capacidade para 78 passageiros (41 sentados e 37 em pé) e será integrado à linha 003, que faz o trajeto entre o Terminal Vicente de Carvalho e o Ferry Boat, uma das mais movimentadas do município do Guarujá.

O modelo BYD D9A tem ar-condicionado e chassi tubular em aço de alta resistência a torção e flexão. O motor é integrado em cada uma das rodas do eixo traseiro, contando com módulo de controle de tração. O ônibus tem suspensão pneumática dianteira e traseira com ajuste de altura. O sistema de freios a disco com ABS e sistema regenerativo proporciona mais segurança e autonomia ao veículo.

Com a chegada do primeiro ônibus elétrico, a cidade do Guarujá por meio da operadora City Transporte Intermodal dá início ao processo de substituição de parte da sua frota de veículos diesel por veículos elétricos. O ônibus elétrico vai começar a circular em fase de testes por trinta dias. Será avaliada a viabilidade técnica e operacional do veículo no viário das linhas e a capacidade de transporte dos passageiros habituais das linhas.

“A cidade do Guarujá dá um importante passo para uma tornar o transporte sustentável, proporcionando qualidade de vida para a população. A BYD está instalada no Brasil há cinco anos, com fábrica em Campinas, no interior de São Paulo, onde temos capacidade para produzir por ano 2 mil chassis de ônibus elétrico. Estamos prontos para seguir o atendimento da Baixada Santista com ônibus elétricos que ofereçam conforto, segurança e economia ao operador”, afirma Marcello Von Schneider, diretor institucional e head da divisão de ônibus elétricos da BYD Brasil. A BYD tem um micro-ônibus 100% elétrico operando na Baixada Santista desde 2017.

O custo mensal para abastecer um ônibus elétrico com energia pode chegar até 6 vezes menos do que um ônibus a diesel. Os ganhos ambientais para a cidade são inúmeros. Um ônibus elétrico deixa de emitir 125 mil kg de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de 892 árvores.

A BYD possui 70 mil ônibus rodando no mundo todo. Na América Latina os destaques são para os 1.500 ônibus em operação no Chile e na Colômbia. A BYD já atende a cidade de São Paulo com 18 ônibus a bateria, que circulam na região sul desde 2019. Em quatro anos, os ônibus já rodaram mais de 2,5 milhões de km na cidade de São Paulo.

A BYD tem departamento de pós-vendas e manutenção estruturado e dedicado para atender de forma rápida e precisa. Destaque para as operações nas cidades de São Paulo, São José dos Campos e Salvador, que contam com residentes nas garagens dos clientes. O operador ainda tem a possibilidade de gerar a própria energia para alimentação dos ônibus e veículos elétricos (seja por meio de energia fotovoltaica ou eólica), totalmente livre da dependência de energia elétrica.

Modelo BYD D9A, zero emissão de poluentes

Vantagens dos veículos elétricos

  • Os ônibus 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos.
  • Deixam de emitir 125 mil kg de CO2 ao ano. Equivalente ao plantio de 892 árvores.
  • A bateria tem dois ciclos de vida. No primeiro, as baterias são utilizadas com aplicação de transporte. No segundo ciclo de vida, as baterias são remontadas em módulos para aplicações de armazenamento e gestão de energia.
  • As baterias degradadas são retiradas e direcionadas a unidade de reciclagem
  • O custo médio para abastecer baterias elétricas pode chegar a ser 64% menos do que o gasto com combustível a diesel
  • Para abastecer um ônibus a diesel, o gasto pode chegar a seis vezes mais do que um ônibus elétrico.
  • A vida útil dos ônibus elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus a diesel chegam a 10 anos, com média de 5 anos.
  • Os motores elétricos têm eficiência de cerca de 90% contra a de 30% dos motores a combustão.
  • A manutenção dos ônibus elétricos é muito mais simples e barata, chegando a 50% do valor de um ônibus a diesel
  • Além de eliminar as emissões de gases contaminantes e de efeito estufa, os ônibus elétricos eliminam os ruídos que são causadores de doenças, especialmente entre crianças e idosos.
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