BYD capacita motoristas para condução de ônibus 100% elétricos

Empresa oferece treinamento prático e teórico; segurança e eficiência são os principais focos da capacitação 

 

BYD capacita motoristas para condução de ônibus 100% elétricos
Atualmente, a BYD tem 100 ônibus em operação no Brasil e mais de 200 condutores já foram capacitados.

Os ônibus elétricos, mais conhecidos por não poluírem o meio ambiente, também são fonte de maior segurança e conforto para motoristas e passageiros. A fim de garantir a total segurança na condução dos seus veículos, a BYD faz treinamentos para os motoristas das empresas que adquirem seus ônibus. Atualmente, a BYD tem 100 ônibus em operação no Brasil e mais de 200 condutores já foram capacitados. Na capital paulista, a companhia é responsável por toda a frota de ônibus 100% elétricos em circulação.

De acordo com Aldo Santos, Supervisor de Serviços e infraestrutura de carregamento da BYD, os motoristas passam por treinamento prático e teórico e são importantes multiplicadores do conhecimento adquirido. A capacitação começa com instruções gerais, como direção segura, ‘os mitos e verdades’ sobre veículos elétricos (EVs), curiosidades sobre a tecnologia desse tipo de veículo e uma apresentação para a localização de componentes, funções, acessos etc.

“A parte prática da direção acontece depois, com foco na segurança e na eficiência para atingir maior autonomia com a carga da bateria, além das particularidades do veículo”, explica Aldo, que afirma que os elétricos possuem torque instantâneo, ou seja, é necessária menor pressão no pedal do acelerador na comparação com o ônibus à diesel.

“Procuramos quebrar certos mitos, como o que alega que os nossos veículos aceleram de forma espontânea. Isso não existe, na verdade em todos os veículos BYD, quando acionado o pedal de freio, os motores são desabilitados”, explica Aldo.

O uso do freio regenerativo em descidas e paradas é outra característica diferencial em relação aos veículos à combustão e os motoristas são treinados para utilizar esse sistema de forma eficiente.

A capacitação abrange ainda o conhecimento sobre tecnologias embarcadas, como o Sistema de Ajoelhamento bilateral (que facilita entrada e saída de passageiros), Sistema de Controle Eletrônico de Suspensão (que pode ser elevada para transpor obstáculos), espelhos e câmeras eletrônicos, ASR (controle de tração) e EBS (controle de frenagem).

Sem emissão de ruído, o silêncio é indicado por motoristas e passageiros como uma das grandes vantagens dos veículos de energia limpa. Relatos de condutores apontam que a percepção de barulhos provenientes do tráfego fica mais nítida, o que contribui para diminuir o tempo de reação do motorista em uma emergência. “Além do ruído, a ausência de vibração do conjunto motriz faz com que motoristas tenham uma jornada de trabalho com menos stress, aumentando a atenção à via e à condução”, conclui Aldo.

Vantagens dos veículos elétricos

  • Os ônibus 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos.
  • Deixam de emitir 125 mil kg de CO2 ao ano. Equivalente ao plantio de 892 árvores.
  • A bateria tem dois ciclos de vida. No primeiro, são utilizadas com aplicação de transporte. No segundo ciclo de vida, as baterias são remontadas em módulos para aplicações de armazenamento e gestão de energia.
  • As baterias degradadas são retiradas e direcionadas para a unidade de reciclagem
  • O custo médio para abastecer baterias elétricas pode chegar a ser 64% menos do que o gasto com combustível a diesel
  • Para abastecer um ônibus a diesel, o gasto pode chegar a seis vezes mais do que um ônibus elétrico.
  • A vida útil dos ônibus elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus a diesel chegam a 10 anos, com média de 5 anos.
  • Os motores elétricos têm eficiência de cerca de 90% contra a de 30% dos motores a combustão.
  • A manutenção dos ônibus elétricos é muito mais simples e barata, chegando a 50% do valor de um ônibus a diesel
  • Além de eliminar as emissões de gases contaminantes e de efeito estufa, os ônibus elétricos eliminam os ruídos que são causadores de doenças, especialmente entre crianças e idosos.

Sobre a BYD

A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. Além disso, a BYD comercializa no Brasil sistemas de armazenamento de energia, inversores, empilhadeiras, caminhões, furgões e automóveis, todos elétricos e com baixa emissão de poluentes. Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa também está vendendo máscaras descartáveis no país. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, da Nações Unidas (ONU). Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis de passeio no país e hoje já conta com cinco modelos lançados e uma rede consolidada de concessionárias em operação.

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