Alexander Dennis Limited (ADL) e a BYD UK anunciaram o fornecimento de mais 130 ônibus de dois andares com emissão zero para a frota de Coventry, e o suporte a esses veículos com peças de reposição durante um período de 16 anos. Os ônibus ajudarão a fazer de Coventry a primeira cidade com apenas ônibus totalmente elétricos em operação no Reino Unido.
A ADL é uma subsidiária do fabricante líder mundial independente de ônibus NFI Group Inc. (NFI), enquanto a BYD é o fabricante líder mundial de veículos de energia nova (NEV) e baterias de energia.
O acordo prevê que mais 130 ônibus elétricos BYD ADL Enviro400EV, todos fabricados na Grã-Bretanha pela ADL em parceria com a BYD, entrem em serviço em Coventry a partir do início de 2023, como parte da tentativa bem-sucedida de se tornar a primeira cidade com apenas ônibus totalmente elétricos do país e dar um grande passo para substituir cerca de 300 veículos a diesel até 2025.
A Zenobē fornecerá Transporte Elétrico como Serviço (ETaaS) para a National Express, financiando e gerenciando a solução completa que inclui novos veículos BYD ADL, substituição de bateria a bordo, infraestrutura de carregamento e rede, um sistema de bateria de segunda vida no depósito, software exclusivo para otimizar o carregamento, peças e suporte operacional completo.
Como parte do acordo, a ADL fornecerá a Zenobē e a National Express peças de reposição para manutenção preventiva planejada (PPM) durante um período de 16 anos.
O projeto se baseia no trabalho existente da ADL e da Zenobē com a National Express, anteriormente fornecendo infra-estrutura de carga e baterias para 29 ônibus elétricos BYD ADL Enviro400EV em Coventry e Birmingham em 2020. O projeto será financiado parcialmente através da parceria entre a Zenobē e a National Express, com investimentos também vindo de um subsídio de 50 milhões de libras do Departamento de Transportes, concedido à Autoridade Combinada de West Midlands para o esquema de ônibus urbanos totalmente elétricos de Coventry, permitindo que o erário público vá mais longe.
Paul Davies, Presidente e Diretor Administrativo da ADL, disse: “Como principal fornecedor de ônibus elétricos do Reino Unido, temos o prazer de fazer parte deste acordo com os parceiros Zenobē e National Express. Este modelo inovador reúne financiamento do governo e inovação empresarial para oferecer uma forma acessível de lançar em escala frotas de ônibus com emissão zero. O país se beneficiará ainda mais com a escolha de 130 veículos de fabricação britânica que garantem que o dinheiro seja reinvestido no setor manufatureiro e nas comunidades locais, onde eles apoiam empregos qualificados e aprendizados em nossas próprias instalações, bem como em nossa extensa cadeia de fornecimento”.
Frank Thorpe, diretor administrativo da BYD UK, disse: “A questão da mudança climática requer ação imediata. Acreditamos que este acordo é um caminho positivo e mais viável para que muitos operadores de transporte público se integrem rapidamente e façam a transição para soluções de ônibus com emissão zero de poluente. A National Express tem experiência de primeira mão na operação dos ônibus elétricos BYD ADL, que utilizam a bateria pioneira e a tecnologia eletrônica integrada da BYD. Com um conhecimento de longa data do mercado britânico, a BYD está especialmente orgulhosa de estar envolvida neste projeto, que está estabelecendo um precedente para uma nova forma de acelerar e financiar a mobilidade elétrica para um mundo melhor e mais verde”.
Steven Meersman, co-fundador e diretor do Zenobē, disse: “Este é realmente um acordo globalmente importante. Estamos incrivelmente entusiasmados em liderar o caminho para a indústria de ônibus elétricos, com a ETaaS revolucionando a forma como as frotas são eletrificadas. Ao manter a propriedade dos veículos e assumir o risco de mudar para emissão zero, estamos dando à National Express o uso de uma frota de ônibus elétricos sem o incômodo de possuir uma, tornando a transição para uma frota com emissão zero mais desejável financeiramente. Estamos entusiasmados em usar nosso novo modelo para ajudar muito mais operadores e autoridades locais em todo o Reino Unido – e no mundo – na transição para a locomoção 100% elétrica e, por fim, acelerar o progresso em direção ao ar limpo”.
Tom Stables, CEO da National Express UK e Alemanha, disse: “Esta parceria pioneira com a Zenobe demonstra ainda mais nossa liderança, enquanto a National Express dá mais um passo significativo em direção à nossa ambição de uma frota de ônibus com emissão zero. Através desta nova forma pioneira de trabalho, a solução inovadora da Zenobe nos proporciona a confiabilidade e flexibilidade necessárias para acelerar o lançamento de nossos veículos mais ecológicos e limpos, enquanto nos concentramos em oferecer um excelente serviço para as pessoas de Coventry. Os ônibus já são uma das formas mais limpas de viajar. A National Express está tornando-a ainda mais limpa, mais barata e mais fácil, para que nossos atuais e futuros clientes possam relaxar sabendo que estão fazendo sua parte pelo planeta se deixarem o carro em casa e viajarem de ônibus”.